top of page

OPORTUNIDADE EMPRESARIAL NO REAPROVEITAMENTO DE PRODUTOS

Muitos originais fabricantes de equipamentos e de produtos duráveis, também conhecidos como OEM (Original Equipment Manufacturers), ainda não despertaram para as oportunidades de ganhos econômicos e de imagem corporativa, ao integrarem atividades de reaproveitamento de seus produtos em suas estratégias empresariais. Trata-se de atentar para um apreciável mercado destinado a um público específico, que pode ser trabalhado independentemente dos avanços técnicos de seus produtos destinados ao mercado de vanguarda.


As soluções empresariais disruptivas de reaproveitamento de produtos, seja pela reconstrução do produto ou pela reutilização de seus componentes ainda em condições de uso, surgem no mercado com diferentes velocidades e poderão se transformar em concorrentes com preços convidativos para certos segmentos de clientes.


A experiencia tem mostrado, em diferentes partes do mundo, que uma concorrência de empresas de reaproveitamento independentes, inicialmente considerada de pequena monta e pouco importante para os negócios da empresa, podem e têm se transformado em concorrência importante, com absorção de parte significativa do mercado. Estes mercados, chamados disruptivos, são constituídos por clientes com menor exigência nas características de vanguarda dos produtos, mas interessados em sua performance básica e no preço menor, desde que reconstruídos com qualidade.


Os custos de fabricação do reaproveitamento de produtos são significativamente menores devido ao aproveitamento de componentes já fabricados. Tome-se o exemplo mais simples da remanufatura de um motor elétrico comum, onde a carcaça de ferro fundido e as bobinas de fio de cobre são reaproveitadas totalmente, com custos equivalentes a 40% ou 50% do custo da fabricação do produto novo.


A inclusão das atividades de reaproveitamento poderá ser conduzida diretamente pela empresa OEM ou pela terceirização desses processos, sob sua orientação, com empresas independentes especializadas. Além de faturamento adicional, muitas vezes relevantes, a empresa contribui para o aumento deste mercado, melhor estruturação destas atividades, gerando emprego e sustentabilidade ambiental e social.


Além dos ganhos referidos, a empresa poderá adotar ações mercadológicas ambientais que, se bem dirigidas nesse sentido, reforçarão sua imagem de responsabilidade ecológica e de sustentabilidade ambiental, aumentando suas vendas e fidelizando clientes.


Exemplos de empresas bem-sucedidas na inclusão do reaproveitamento de produtos em suas estratégias, com a devida chancela da empresa fabricante OEM tem sido observado no setor de motores elétricos, de motores de combustão, de copiadoras, de equipamentos médicos e aeronáuticos, de componentes automotivos, e mais recentemente de telefones celulares, somente para citar alguns casos. Em todos os casos as empresas devem avaliar o interesse econômico do reaproveitamento e garantir vendas de produtos de qualidade assegurada, com garantias e outras condições adequadas.


Torna-se, portanto, cada vez mais importante que as empresas inovadoras e de responsabilidade ambiental, ao integrar as atividades de reaproveitamento de produtos ou equipamentos em fim de vida útil, divulguem claramente esta atividade, esclarecendo e reduzindo gradativamente o receio de seu uso, tanto em mercados B2B como B2C, gerando desta forma maiores quantidades de reaproveitamento e contribuindo para a sustentabilidade do planeta.



PROF. PAULO ROBERTO LEITE

bottom of page