3ª EDIÇÃO 2017

2ª EDIÇÃO  2009 

Livro 1ª edição.jpg

1ª EDIÇÃO  2003 

Lançamento das edições 

APRESENTAÇÃO DO LIVRO 3ª EDIÇÃO - EDITORA SARAIVA 

"Escrito por Paulo Roberto Leite, maior especialista no tema do pais, este livro traz tudo o que um estudante ou profissional precisa saber sobre logística reversa de maneira clara, lançando mão de inúmeros exemplos e estudos de caso voltados para nossa realidade. O seu lançamento no ano de 2003 como o primeiro livro na biblioteca da América do Sul e o terceiro na biblioteca mundial, foi considerado um lançamento de um "livro seminal", pelo desbravamento desta área, pela profundidade nas definições e categorizações inéditas por ele adotadas para os diversos aspectos da Logística reversa. Desta forma torna-se o mais citado e consultado na área e tem sido atualizado com as pesquisas e novos casos que o tornam versátil e adequado para o publico acadêmico e profissional por envolver as perspectivas da Teoria - Prática e Estratégias aplicadas à Logística Reversa. Agora com a 3ª edição pela Editora Saraiva com novos capítulos e atualizada em todos os seus casos e práticas, confirma-se a sua importância para a biblioteca brasileira.


O termo genérico "Logística Reversa", contrariamente há algumas décadas atrás, tem sido falado e escrito com muita frequência nos dias atuais deixando de ser um "desconhecido", até pelo público em geral, embora muitas vezes com denominações e conceituações pouco adequadas. No âmbito empresarial e acadêmico esta visibilidade revela-se nos dois campos de atuação da logística reversa, definidos neste livro como de pós-venda e de pós-consumo. 
A presença do termo na mídia em geral, na produção cientifica de todas as áreas de conhecimento, e pela sociedade, tem sua origem, como temos enfatizado, pela grande quantidade e variedade de produtos visando satisfazer aos diversos micro segmentos de mercado. Segmentos de produtos para diferentes etnias, idades, costumes, preferências e/ou restrições alimentares, entre outros aspectos. Produtos com reduzido ciclos de vida mercadológico e com todas estas variedades propiciam rápida obsolescência nos estoques de empresas e ensejam descarte como usados, requerendo complexos sistemas logísticos para o equacionamento de seu retorno e reaproveitamento inteligente - a Logística Reversa - . 
Dentre as mudanças observadas é sua visão empresarial estratégica e holística. Esta visão amplia-se para o projeto do produto, para as negociações visando o equacionamento adequado dos produtos; para as legislações ambientais correlatas; para o relacionamento nas cadeias direta e reversa, para maior eficiência de suas operações. Dessa maneira, torna-se uma potente ferramenta estratégica de competitividade empresarial, quando sua atuação é utilizada principalmente sob a forma de agregação de valor econômico ou de obediência a legislações, ou de reforço de marca e imagem empresarial.
Esta evolução constante perceptível nos mercados brasileiros, sob diferentes perspectivas, tem exigido natural e sistematicamente novas pesquisas, sugerindo a edição desta presente 3ª edição do livro, que procura capturar as atualizações e novas visões deste novo momento brasileiro da Logística reversa. 
Desta forma, realizamos uma profunda revisão em todos os capítulos e introduzimos novos que se fizeram necessários, atualizamos e introduzimos novos casos e quadros de logística reversa na prática, mantendo o nosso objetivo de simplicidade e busca do entendimento destas novas condições brasileiras, além de manter quanto possível os aspectos históricos do livro, que caracterizaram as edições anteriores e sobretudo a sua origem como um dos primeiros na bibliografia mundial.
Procuramos conservar nesta 3ª edição a mesma linha das anteriores, utilizando-nos basicamente da pesquisa e vivência empresarial, além da preocupação em não alterar substancialmente a estrutura do livro em sua análise da Logística Reversa nos canais reversos de pós-venda e de pós-consumo. Esta opção pelo estudo em capítulos distintos destas duas categorias deve-se ao fato de ter se tornado uma "marca seminal" do livro, além de sua aceitação junto aos leitores, sendo usada em todas as obras nacionais tanto na academia como nas empresas e merecendo uma enorme quantidade de citações. 
O livro mantém, desta forma, suas características de "livro seminal" na visão acadêmica, concebidas desde de sua 1ª edição em 2003, ou seja, pelo seu ineditismo, por ser lastreado em pesquisas, propor teorias, definir conceitos, classificar categorias, elaborar dimensões de análise do assunto abordado, estabelecer limites conceituais da área e propor o relacionamento com outras áreas do conhecimento, que o classificam como tal. 
Foram incorporados, também, novos casos de logística reversa de setores empresariais no Brasil: de uma cadeia de fast-food, de reaproveitamento de lixo eletroeletrônico, casos inéditos de logística reversa de pós-venda, entre outros. Introduzimos, ainda, o capítulo exclusivo sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), editada em agosto de 2010, que representa um marco importante para a logística reversa de pós-consumo no cenário brasileiro, discutindo suas diretrizes e as decisões de logística reversa que se impõem para o cumprimento dessa política, assim como as condições de regulamentação para seu cumprimento. 
Esperamos que esta nova edição tenha a mesma recepção que as anteriores e que possa complementar os conhecimentos de executivos, empresários, acadêmicos em geral, governos, associações e sindicatos setoriais, entidades diversas e o leitor interessado em conhecer os diferentes aspectos do retorno de produtos não consumidos ou já consumidos, permitindo-lhes encontrar não somente os conceitos básicos como também as práticas empresariais necessárias às suas atividades

Entre em Contato

Cel: 011 - 981115203

clrb@clrb.com.br

  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow

© 2023 por Sandro Esteves. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now